top of page

IMPRENSA

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 15/05/2024

Dia 9, Marco Lucchesi tomou posse como membro do Conselho Editorial do Senado Federal; gravou para os estudantes italianos da Escola de Massarosa (Itália). Dia 10, fez uma gravação sobre o livro organizado pelo Professor Fabiano Cataldo de Azevedo intitulado As Mulheres e suas bibliotecas; gravou dois poemas para Bridges Richmond 2024, evento que reúne matemática e literatura na Virginia Commonwealth University, EUA; se reuniu, de forma virtual, com a Diretora Kátia Flor, da Biblioteca Nacional do Equador e participou, online, do aniversário de 153 anos da Academia Colombiana de La Lengua. Dia 14, recebeu a visita do Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini e ambos assinaram um Memorando de Entendimento entre as duas instituições. Dia 15, em Brasília, visitou o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- IBICT e participou de reunião bilateral referente ao planejamento da Fundação Biblioteca Nacional com a Ministra Margareth Menezes, no MinC. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-291

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 09/05/2024

Marco Lucchesi visitou a obra em andamento do Prédio Anexo da Fundação Biblioteca Nacional – FBN; participou de reunião virtual com a Secretaria de Cultura de Massarosa (Itália), referente aos festejos dos 80 anos da libertação daquela cidade, do domínio nazista (FEB); também realizou a gravação de trecho do projeto da Leitura continuada do romance A República dos Sonhos, da Acadêmica Nélida Piñon. Dia 6, recebeu na Biblioteca Nacional, o Presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues e assinaram um Memorando de Entendimento entre as duas instituições. Dia 9, assumiu, em Solenidade de Posse, o cargo de Conselheiro no Conselho Editorial do Senado Federal, no Museu do Senado. Dia 10, participou de reunião virtual da Oficina de Planejamento do MinC sobre o tema: O Plano de Ação de Difusão da Literatura Brasileira no Exterior. Dia 11, realizou gravação para participação virtual no Simpósio “90 anos da Escola Paulista de Medicina, Rumo aos 100 anos” em São Paulo.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-290

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 30/04/2024

Dia 24, o Acadêmico Marco Lucchesi visitou a Fundação Santa Cabrini e participou da abertura do 1º Seminário de Tradução da FBN. Dia 25, participou de reunião com a China - VII Reunião Plenária da COSBAN, e recebeu na FBN a visita da Comissão da Presidência da República de Angola; se reuniu remotamente com o British Council. Dia 30, participou de reunião virtual com o Ministério da Cultura. Dia 2 de maio, fará reunião virtual com o Secretário de Cultura de Massarosa, Itália. Deu entrevista para o programa “Hora dos Portugueses” da RTP, de Portugal.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-289

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 25/04/2024

Saiu pela Global Editora o livro Melhores poemas: Marco Lucchesi, organizado por Amador Ribeiro Neto. No dia 18, foi homenageado em sessão solene pela Academia Colombiana de la Lengua. Dia 24, deu Aula Magna na Fundação Santa Cabrini; no mesmo dia, fez a abertura do 1º Seminário de Tradução, na FBN; gravou depoimento para o projeto “Mondo tra le righe”, a convite do Ministério do Exterior da Itália, entre personalidades acadêmicas.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-288

 

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 18/04/2024

Dia 11, Marco Lucchesi gravou depoimento para a Tv Câmara. Dia 12, participou de reunião virtual com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Dia 14, deu declaração sobre o falecimento de Maria Pacini Fazzi ao jornal italiano Versilia Today. Dia 15, viajou para a Colômbia onde participou, junto à comitiva do Ministério da Cultura, de extensa agenda. Dia, 16, em modalidade remota, participou do programa “A saída é pela Leitura” com o CNJ, Ministério da Justiça e os Ministros Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski; esteve em reunião no Ministério das Culturas, das Artes e dos Saberes com o Ministro Juan David Correa Ulloa e a Ministra Margareth Menezes; no mesmo dia, participou de reunião com a diretora do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC), Marianne Ponsford. Dia 17, assinou Protocolo de Colaboração entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e da Colômbia, na sede da Biblioteca Colombiana; participou da abertura da Feira do livro de Bogotá com a Ministra Margareth Menezes, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Gustavo Petro.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-287

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 11/04/2024

Marco Lucchesi gravou declaração para a Globo News sobre o cartunista Ziraldo, por ocasião de seu falecimento no dia 6 de abril. Dia 8, participou de reunião com o Almirante de Esquadra da Marinha, Carlos Chagas Vianna Braga; com o Diretor do Instituto Guimarães Rosa, Marco Antônio Nakata; fez visita de cortesia ao escritório da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, no Consulado Americano e deu entrevista ao jornal El Clarín, de Buenos Aires. Dia 9, gravou depoimento à Ana Maria Nobrega Pereira, Assessora da Direção Geral do Instituto Benjamin Constant sobre sua experiência como ledor daquele Instituto. Dia 10, esteve em reunião virtual com Marion Loire, da Embaixada da França, no Brasil. Acaba de sair, de forma impressa e virtual, o livro do primeiro colóquio internacional, realizado em Roma sobre a sua obra, pelas editoras Tor Vergata, FUNDARTE e Tesseractum, organizado pelos professores Ana Maria Haddad e Federico Bertolazzi.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-286

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 03/04/2024

Dia 1º, Marco Lucchesi participou da gravação em vídeo para o Conselho Nacional de Justiça – CNJ; recebeu na FBN a visita do diretor da Biblioteca Parque de Niterói, José Cicero; Dia 2 participou da abertura do evento comemorativo “Brasiliana Fotográfico” na FBN; dia 3, reuniu-se na Biblioteca Nacional, com o Secretário de Cultura, Marcelo Calero e, no mesmo dia, recebeu a visita do Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre de Souza Santini; dia 4 participou de uma entrevista à Rádio e Televisão de Portugal (RTP Internacional), falou sobre os 500 anos de Camões e recebeu a visita de Fernanda Kaingáng, diretora do Museu Nacional dos Povos indígenas.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-285

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 27/03/2024

Dia 22, a convite da Diretora Patrizia Mavilla, Marco Lucchesi visitou o Museu e Arquivo de Puccini, em Torre del Lago, na Toscana.  Estavam presentes o pesquisador Manuel Rossi e o secretário da Prefeitura de Viareggio, Federico Pierucci. Este ano, comemoram-se os Cem anos da morte do compositor. Dia 26, participa da mesa de qualificação de doutorado em Letras da UFRJ; recebe, na FBN a visita da Missão Instituto Ítalo Latino Americano (IILA), de Roma. No dia 27, concederá entrevista para a TV Câmara.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-284

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 21/03/2024

Dia 12, Marco Lucchesi participou da Abertura da London Book Fair e de encontro com Gareth Rapley, Diretor da LBF; no mesmo dia, reuniu-se com Sir Roly Keating, Diretor da British Library. No dia 13, fez visita à Biblioteca da Escócia, em Edimburgo. Dia 16, encontrou-se com a Direção da Tate Galery. Dia 17, participou de reunião em Roma com o Embaixador do Brasil, junto ao Quirinal, Dr. Renato Mosca de Souza. Dia 18, participou da assinatura do Acordo de Cooperação na Biblioteca Apostólica do Vaticano. Dia 19, visitou a Biblioteca Guglielmo Marconi, em Viareggio. Dia 20, encontrou-se com o Secretário da Cultura na Prefeitura de Massarosa. Dia 21, fez visita de cortesia à Biblioteca Nacional Central de Florença.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-283

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 14/03/2024

No dia 7 de março, Marco Lucchesi participou do Podcast “O papel da Biblioteca Nacional e sua relação com o Ministério da Cultura”; no mesmo dia, de reunião on-line com o Conselho Britânico. Dia 08, fez a abertura virtual da palestra “Vozes Brasilis”, da Biblioteca Euclides da Cunha - FBN. Dia 9, viajou a Londres com a Delegação - Missão Ano da Cultura Brasil - Reino Unido 2025-26. Dia 11, reuniu-se com Lord Parkinson. Dia 12, participou, de forma virtual, da mesa-redonda do “Dia do Bibliotecário”, na FBN; fez visita ao Southbank Centre e a British Library. Dia 13, abriu, de maneira virtual, a mesa-redonda de “Lançamento de Inventário - Manuscritos: Arquivo Percival Farquhar: Caminhos de ferro no Brasil republicano” e visitou a National Library of Scotland, na cidade de Edimburgo.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-282

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 07/03/2024

Em Brasília, Marco Lucchesi participou de várias reuniões: dia 4, da 4ª Conferência Nacional de Cultura; dia 5, na sede nacional dos Correios; dia 6, no escritório da Unesco no Brasil; no mesmo dia, esteve na  Aeronáutica (ASPAER). No dia 8, de forma on-line, fará a abertura do Programa “Vozes Brasilis”, da FBN, com o tema: “Vozes Resilientes: Dia Internacional da Mulher”.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-281

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 29/02/2024

No dia 20, o Acadêmico Marco Lucchesi recebeu a visita do presidente da Casa da Moeda, Sérgio Perini Rodrigues e equipe. Dia 21, fez reunião online, com a Biblioteca Nacional Central de Florença, Itália. No mesmo dia, recebeu a visita do Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Dia 27, participou de reunião virtual com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes e o Sistema MinC; também concedeu entrevista para a TV Justiça sobre os 200 anos da Constituição Imperial. No dia 28 esteve presente na mesa de abertura da Oficina - Projeto Resgate do Rio Branco e Redes de sociabilidade, "Big Data," e relações interétnicas em impérios globais: fontes documentais, pesquisa histórica e democratização da informação.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-280

NOTÍCIAS ABL SOBRE MARCO LUCCHESI - 22/02/2024

Dia 21 de dezembro, Marco Lucchesi fez visita de cortesia à Biblioteca Nacional Central de Florença, Itália, com a Diretora Anna Lucarelli. As suas obras Clio e Marina saíram, em Portugal, pela Edições Esgotadas. Foi lançada a segunda edição, completa e revista, com novo projeto gráfico, de sua trilogia carioca: O Dom do Crime, O Bibliotecário do Imperador e Adeus, Pirandello, da editora Rua do Sabão.

No dia 16 de janeiro, na Embaixada do Brasil, em Roma, fez a conferência de encerramento do “I Colóquio Internacional Marco Lucchesi”, na ocasião lançou o livro Il nome dei gatti. No dia 18, participou de mesa-redonda, na Accademia di Romania in Roma, com os poetas Dinu Flămând e Milo de Angelis. Dia 21, fez visita de cortesia à Biblioteca de Alexandria. Dia 22 encontrou-se, em audiência exclusiva, com Sua Beatitude, o Papa Teodoro II, da Igreja Copta, em Wadi Natrum, Egito. No dia 25, fez reunião virtual com o Senador Enrico Borghi.

 

Em fevereiro, viajou a Cuba, com a comitiva da Ministra da Cultura Margareth Menezes,

onde participou de vários eventos: abertura da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana; encontro com o Presidente Miguel Díaz-Canel; reunião com o Ministro da Cultura, Alpidio Alonso Grau; almoço com autoridades cubanas e visitas à Biblioteca Nacional de Cuba, ao Centro Histórico de Havana, ao Museu Casa de África e participou da inauguração do Pavilhão do Brasil.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-279

Screenshot_20220530-171519_Twitter_edited.jpg
I Colóquio Internacional Marco Lucchesi 15 e 16 de Janeiro de 2024 Roma Embaixada do Brasi

COLÓQUIO INTERNACIONAL MARCO LUCCHESI, ROMA - 26/01/2024

O I Colóquio Internacional Marco Lucchesi aconteceu em 15-16 de janeiro de 2024, na Embaixada do Brasil, em Roma. Organizador por Ana Maria Haddad Baptista e Federico Bertolazzi, o Colóquio contou com palestrantes de países como Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Japão, China, Luanda e Romênia. De modo geral, as palestras versaram sobre diversos aspectos do conjunto de obras de Marco Lucchesi, que tem se destacado cada vez mais no cenário internacional. Seus livros já foram traduzidos para mais de 20 línguas. O poeta tem sido, inclusive, objeto de pesquisa de teses doutorado e dissertações de mestrado em diversas universidades brasileiras. O II Colóquio Internacional, já anunciado, será em 2025 na cidade de São Paulo. 

IMG_7199.jpg
bottom of page