top of page

IMPRENSA

POEMAS DE MARCO LUCCHESI TRADUZIDOS PARA O ESPANHOL, 02/02/2023

Uma seleta de poemas sem título de Marco Lucchesi foram publicados em antologia argentina de poesia, no site Alpialdela Palabra. 

https://alpialdelapalabra.blogspot.com/2023/02/marco-lucchesi-poemas-sin-titulo.html?m=1

VACÂNCIA DE CARGOS NA BIBLIOTECA NACIONAL PREPARA O TERRENO PARA A NOVA GESTÃO DE MARCO LUCCHESI, 23./01/2023

Governo Lula remove titulares de cargos de confiança da gestão política anterior. Em virtude do vácuo administrativo, ainda não há data para posse dos novos gestores, incluindo o futuro presidente da Biblioteca Nacional, o poeta e escritor Marco Lucchesi.

https://esportes.yahoo.com/noticias/governo-destitui-c%C3%BApula-da-biblioteca-233100401.html

ENTREVISTA PARA JAMIL CHADE, PORTAL UOL: BIBLIOTECA NACIONAL, CULTURA E DEMOCRACIA, 21/01/2023

"Marco Lucchesi assume a presidência da Biblioteca Nacional com a ambição de fazer da instituição um pilar no fortalecimento da democracia no país", em entrevista a Jamil Chade para o Portal UOL Notícias.

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/01/21/biblioteca-nacional-temos-de-despoluir-a-presenca-bolsonarista.htm

ENTREVISTA PARA A REVISTA COMUNNITÀ ITALIANA, 20/01/2023

Entrevista de Pietro Petraglia com Marco Lucchesi acerca de suas raízes ítalo-brasileiras, a vida na Itália e a presidência e a paixão pela Fundação Biblioteca Nacional. [em italiano].

https://www.aise.it/rassegna-stampa/comunit%C3%A0-italiana-per-la-cultura-per-la-democrazia--di-pietro-petraglia/185718/158

PROFESSOR DA UFRJ ASSUMIRÁ PRESIDÊNCIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, 19/01/2023

O professor Marco Lucchesi, da Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assumirá, no novo governo federal, a presidência da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), ligada ao Ministério da Cultura, liderado por Margareth Menezes. Em 2019, o docente ministrou aula magna na UFRJ, intitulada “Universidade e Construção do Ocidente”.

https://conexao.ufrj.br/2023/01/professor-da-ufrj-assumira-presidencia-da-fundacao-biblioteca-nacional/

A BiBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL TAMBÉM FALA ITALIANO, ENTREVISTA PARA A AGÊNCIA ANSA (ITÁLIA), 18/01/2023

Entrevista com Marco Lucchesi para o portal Agencia ANSA (Itália) sobre a importância da Fundação Biblioteca Nacional para a cultura e para a memória brasileira civilizacional e suas expectativas e planos em sua presidência da FBN a partir de 2023. [em italiano].

https://www.ansa.it/sito/notizie/cultura/libri/2023/01/18/la-biblioteca-nazionale-del-brasile-parla-anche-italiano_5b2cc5b5-40f6-4da7-b5aa-d901f7f55233.html

ENTREVISTA PARA O SITE PUBLISH NEWS, 18/01/2023

"O presidente da FBN se não atrapalhar, já é ótimo", diz o novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, em entrevista ao PublishNews. O poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor e editor foi nomeado nos primeiros dias do novo governo federal e a notícia foi recebida com grande entusiasmo pelo setor do livro e cultural como um todo.

https://www.publishnews.com.br/materias/2023/01/18/se-o-presidente-da-fbn-nao-atrapalhar-ja-e-otimo-diz-marco-lucchesi

IMORTAL DA ABL PRESIDIRÁ BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

Escritor Marco Lucchesi recusou medalha no ano passado em protesto contra gestão da instituição, e é conhecido por projetos sociais e domínio de idiomas.

https://veja.abril.com.br/cultura/apos-bolsonaristas-raiz-imortal-da-abl-presidira-biblioteca-nacional/

IMORTAL MARCO LUCCHESI PRESIDIRÁ BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Marco Lucchesi foi indicado pela ministra da cultura, Margareth Menezes, para presidir a Fundação Biblioteca Nacional. O ex-presidente da fundação ao fim do governo de Jair Bolsonaro, Luiz Carlos Ramiro Júnior, foi exonerado ontem (02/01/2023). "Frequento aquela Casa, que amo, desde a adolescência. Respeito seus funcionários. Trabalharemos em conjunto. Obrigado, Ministra!!", escreveu em sua conta no Twitter.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/imortal-marco-lucchesi-e-indicado-para-biblioteca-nacional

GOVERNO LULA ESCOLHE MARCO LUCCHESI PARA BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O poeta e romancista ítalo-brasileiro Marco Lucchesi foi escolhido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente da Biblioteca Nacional, substituindo o bolsonarista Luiz Carlos Ramiro Junior. Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lucchesi tem 59 anos e passava um período sabático na região italiana da Toscana.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2023/01/03/governo-lula-escolhe-italo-brasileiro-para-biblioteca-nacional.htm

"A AGENDA POLÍTICA TEM LUGAR PARA O SONHO" MARCO LUCCHESI SERÁ NOVO PRESIDENTE DA BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O poeta e escritor Marco Lucchesi foi indicado, nesta terça-feira 03 de janeiro de 2023, pela Ministra da Cultura Margareth Menezes para assumir a presidência da Biblioteca Nacional.

https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2023/01/marco-lucchesi-sera-novo-presidente-da-biblioteca-nacional-a-agenda-politica-tem-lugar-para-o-sonho.ghtml

ESCRITOR E POETA MARCO LUCCHESI PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O poeta e escritor Marco Lucchesi foi indicado, nesta terça-feira 03 de janeiro de 2023, pela Ministra da Cultura Margareth Menezes para assumir a presidência da Biblioteca Nacional.

https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/escritor-e-tradutor-marco-lucchesi-vai-presidir-a-fundacao-biblioteca-nacional/

ENTREVISTA PARA A REVISTA ODRA, POLÔNIA, 15/12/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi falou sobre sua obra, poesia e ficção, em entrevista à escritora polonesa Aleksandra Ziolkowska-Boehm, para a edição de dezembro da prestigiosa Revista Odra.  

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-239​

ENTREVISTA PARA A RÁDIO CULTURA, PORTO ALEGRE, 08/12/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi concedeu entrevista para a Rádio Cultura, de Porto Alegre. Falou sobre a trilogia carioca, romances sobre o Rio de Janeiro e a nova novela intitulada Marina, que será lançada em fevereiro pela editora Rua do Sabão.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-238

ANIVERSÁRIO DO ESCRITOR NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, 08/12/2022

Comemora-se amanhã, dia 9 de dezembro, o aniversário natalício do Acadêmico Marco Lucchesi, que ocupa a Cadeira n. 15 do Quadro dos Membros Efetivos.

https://www.academia.org.br/boletins/aniversario-natalicio-do-academico-marco-lucchesi-7

PALESTRA NO OBSERVATÓRIO DO LIVRO E DA LEITURA, TEMA DE MESTRADO E DEPOIMENTO EM ESPERANTO. 01/12/2022

No dia 30 de novembro, pela plataforma Zoom, o Acadêmico Marco Lucchesi proferiu palestra na Terceira Jornada de Leitura no Cárcere, realizada pelo Observatório do Livro e da Leitura, em parceria com o programa Fazendo Justiça - DEPEN e CNJ. Foi tema da Dissertação de Mestrado da Professora Cecília Barbazia, defendida na Uninove, em São Paulo, sob o título “Marco Lucchesi:  Educação e poesia da Matemática”. Gravou depoimento, em Esperanto, para o terceiro Congresso Virtual de Esperanto: “Lingvo, vivo, tero: Jardeko de Indiĝenaj Lingvoj".

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-237

PALESTRA SOBRE A POÉTICA DO FRACTAIS. 17/11/2022

Hoje, dia 17 de novembro, às 18h, o Acadêmico Marco Lucchesi proferirá palestra intitulada “A poética dos fractais, ” através da plataforma Zoom, no seminário da Cátedra do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, seminário “IMAGENS -  Imagens dos Mundos Reais e Imaginários: dos Átomos às catedrais passando pela mente.”

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-236

EDIÇÃO PORTUGUESA DE MAL DE AMOR PUBLICADA PELA EDIÇÕES GANDAIA. 07/11/2022

Saiu, em Portugal, o livro de poemas Mal de Amor, do Acadêmico Marco Lucchesi, publicado pela Edições Gandaia.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-235​

NOTÍCIA SOBRE A POESIA "VEM, DOMINGO", SOBRE O DOMINGO DE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS QUE SAGROU A VITÓRIA DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA COMO PRESIDENTE ELEITO DO PAÍS. 30/11/2022

O poeta, romancista, ensaísta, tradutor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, declamou neste sábado, 29, por meio de sua conta no Twitter, uma poesia de sua autoria em que evoca o domingo da eleição do segundo turno para presidente da República com a convicção de que a democracia brasileira sairá vitoriosa, superando o período de ameaças autoritárias e de retrocessos democráticos inaugurado com a chegada ao poder do neofascismo, representado em sua maior expressão por Jair Bolsonaro, atual presidente e candidato à reeleição pelo PL.

https://www.todapalavra.info/single-post/vem-domingo-poema-esperan%C3%A7a-da-vit%C3%B3ria-democr%C3%A1tica

POESIA "VEM, DOMINGO", DE AUTORIA DE MARCO LUCCHESI SOBRE AS ELEIÇõES PRESIDENCIAIS NO BRASIL. 29/11/2022

https://twitter.com/marcolucbr/status/1586338602287497217?s=20&t=v3LDqS_iTWhLaBLyiBYuEw

PALESTRA NA ACADEMIA DO PAQUISTÃO SOBRE IMAGENS DA INFÂNCIA NA LITERATURA BRASILEIRA. 27/10/2022

No dia 31 de outubro, o Acadêmico Marco Lucchesi proferirá na Academia do Paquistão, de forma virtual, palestra intitulada “Images of childhood in the Brazilian literature”, ministrada em inglês com citações em português e urdu. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-234

PALESTRA NA CERIMÔNIA DE ABERTURA DA AGENDA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). 20/10/2022

Dia 18, de forma virtual, o Acadêmico Marco Lucchesi participou da cerimônia de abertura da agenda acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF), o tema oficial da SNCTI este ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-233

ENTREVISTA SOBRE PALESTRA NA CERIMÔNIA DE ABERTURA DO EVENTO AGENDA ACADÊMICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), NO RIO DE JANEIRO, SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. 15/10/2022

Graduado em História pela UFF, onde cursou de 1982 a 1985, Marco Lucchesi profere uma palestra na abertura da Agenda Acadêmica da Universidade. "A UFF pertence ao meu destino, ou o meu destino pertence à UFF", declarou em entrevista o poeta e escritor, por ocasião da divulgação da palestra.​

https://www.uff.br/?q=noticias/13-10-2022/ex-presidente-da-academia-brasileira-de-letras-marco-lucchesi-palestrara-na

PALESTRA "LEITURA INFINITA DE AS CIDADES INVISÍVEI DE ÍTALO CALVINO", EM PORTUGAL. 13/10/2022

Dia 13 de outubro, quinta-feira, o Acadêmico Marco Lucchesi palestrou sobre o tema “Leitura infinita de As cidades invisíveis, de Italo Calvino", no ciclo de conferências internacionais “A Europa dos escritores”, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, em Portugal. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-232

LANÇAMENTO DA TERCEIRA EDIÇÃO DE HINOS MATEMÁTICOS. DEPOIMENTO SOBRE O FILME LIMITE, DE MARIO PEIXOTO, PARA A FACULDADE DE FÍSICA DA UFRJ, 06/10/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi lança a terceira edição revista e ampliada do livro Hinos Matemáticos, da Editora Tesseractum. Gravou um depoimento sobre o filme “Limite”, do cineasta Mario Peixoto para a Faculdade de Física da UFRJ.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-231

DEPOIMENTO SOBRE O ACADÊMICO CANDIDO MENDES DE ALMEIDA E LIVE NA ITÁLIA, 30/09/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi gravou depoimento sobre o Acadêmico Candido Mendes de Almeida, para o encontro do Grupo de Trabalho (GT) do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade. Hoje, dia 29, participa de uma live sobre “O Brasil, o futuro e a reconstrução democrática” com o jornalista e publicitário Paolo Salvetti, para o Jornal Versilia Today.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-230

ENTREVISTA PARA TV FÓRUM, 19/09/2022

Dia 19, segunda-feira, o Acadêmico Marco Lucchesi deu entrevista para o jornalista Miguel do Rosário, da TV Fórum, no canal do Youtube.  

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-229

REUNIÃO COM PREFEITO DE LUCCA, ITÁLIA; PARTICIPAÇÃO NO FESTIVALUL INTERNATIONAL DE POEZIE BUCURESTI, NA ROMÊNIA, 15/09/2022

Reuniu-se dia 11, domingo, para um almoço com o prefeito de Lucca, Mario Pardini, o presidente da fundação Banca del Monte di Lucca, Andrea Palestini, e a presidente da Associazione Lucchesi nel Mondo, Ilaria del Bianco. Dia 13, participou, de forma virtual, do Festivalul Internațional de Poezie București, Ediția a XII-a, onde leu seus poemas em romeno e português. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-228

PARTICIPAÇÃO NA 17ª MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA, 02/09/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi gravou participação para a 17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com o diretor do filme “O Estrangeiro”, Amir Fakher Al Din, em mesa-redonda que se realizará de 31 de agosto a 7 de setembro, em SP. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-227​

ENTREVISTA ONLINE PARA ESCOLA ESTADUAL DR. GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS, ILHA BELA, SÃO PAULO - 25/08/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi concedeu entrevista on-line para a Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, em Ilha Bela, SP. Falou sobre as suas obras e a sua vida como escritor.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-226

ANTOLOGIA DE ENSAIOS SOBRE A LITERATURA DE MARCO LUCCHESI, INTITULADA "MARCO LUCCHESI: PRÁTICAS DAS TRANSFORMAÇÕES SILENCIOSAS", PUBLICADA EM SÃO PAULO - 11/08/2022

Acaba de sair o livro Marco Lucchesi: práticas das transformações silenciosas, editora Tesseractum, organizado pelas professoras Anna Maria Haddad Baptista e Judith Maria Zamith Cruz. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-225​

ENSAIOS SOBRE ALLAMA IQBAL: OBRA EM EDITORAÇÃO FINAL, PELA EDITORA ATTAR

O Acadêmico Marco Lucchesi está finalizando a edição da obra ensaística do poeta Allama Iqbal,  pela Editora Attar.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-224​

PALESTRA SOBRE POESIA E MATEMÁTICA NA CONFERÊNCIA BRIDGES 2022, FINLÂNDIA - 28/07/2022

A convite da professora emérita Sarah Glaz, da Universidade de Connecticut, o Acadêmico Marco Lucchesi participará, no dia 1º de agosto, da Conferência Bridges 2022, na Cidade de Aalto, Finlândia. Em modalidade virtual, abordará a relação entre poesia e matemática. Gravou um poema de sua autoria para um filme sobre a África, do cineasta chileno Rodrigues Gonçalves.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-223

POSFÁCIO DO LIVRO ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, DE JOSÉ SARAMAGO, E NOVO LIVRO DE POEMAS: MAVI, PELA EDITORA PENALUX - 21/07/2022

Participa do posfácio do livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, publicado pela editora Companhia das Letras. Sairá, no próximo mês de agosto, o livro de poesia do Acadêmico Marco Lucchesi intitulado Maví, da editora Penalux, com desenhos de Nazareno e posfácio de Alva Martínez Teixeiro.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-22

 

PARTICIPAÇÃO EM ANTOLOGIA PUBLICADA EM PORTUGAL - 21/07/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi participa da antologia Tudo é sempre despedida  –  50 poetas brasileiros contemporâneos, publicada em Portugal, pela editora Cavalo de Ferro. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-221

PROFESSORES NÃO PARTICIPAM DA FARSA DAS MEDALHAS - 11/07/2022

Dois professores da UFRJ se recusaram a receber a Medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional. A decisão dos professores Antonio Carlos Secchin e Marco Lucchesi, da Faculdade de Letras, membros da Academia Brasileira de Letras e notáveis intelectuais, aconteceu depois que eles souberam que o presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) também receberiam a honraria.  

https://www.adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/81-antiga

PALESTRA SOBRE LEITURA EM ESPAÇOS PRISIONAIS; ENTREVISTA À IMPRENSA BRASILEIRA; HOMENAGEM A SERGIO PAULO ROUANET E PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE POESIA, EM BUCARESTE - 07/07/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi participou, de forma virtual, da palestra intitulada “Caminhos literários no socioeducativo”, sobre o direito à leitura dentro dos espaços prisionais. Deu entrevista para a revista Isto É, sobre a cultura brasileira. Gravou participação para o Festival Internacional de Poesia, a realizar-se entre 12 e 18 de setembro de 2022, em Bucareste. Para a Globonews, prestou homenagem ao Acadêmico Sergio Paulo Rouanet.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-220

EM ENTREVISTA, MARCO LUCCHESI ELOGIA O LEGADO DE SERGIO PAULO ROUANET - 03/07/2022

Falecido no último dia 3 de julho, aos 88 anos, Sergio Paulo Rouanet foi Acadêmico da Academia Brasileira de Letras e amigo pessoal de Marco Lucchesi. Entrevista concedida à Globo News, no link:

https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews/video/marco-lucchesi-elogia-o-legado-de-sergio-paulo-rouanet-brasil-se-tornou-outro-apos-a-lei-rouanet-10723861.ghtml

NOTA SOBRE A BIBLIOTECA NACIONAL E A MEDALHA DE MÉRITO DA ORDEM DO LIVRO - 01/07/2022

Em seu canal pessoal no Youtube, Marco Lucchesi publicou um vídeo onde justifica sua recusa da medalha ofertada pela Biblioteca Nacional. 

https://youtu.be/xAEek_ooxog

MARCO LUCCHESI E ANTONIO CARLOS SECCHIN, IMORTAIS DA ABL, RECUSAM MEDALHA DA BIBLIOTECA NACIONAL DADA TAMBÉM A DANIEL SILVEIRA - 01/07/2022

Em sua conta pessoal no Twitter, Marco Lucchesi afirmou: "Convidado a receber a medalha da #bibliotecaNacional, e estando longe do país, acabo de saber que a mesma medalha será destinada, dentre outros, ao presidente da república e a alguns de seus mais fiéis seguidores. Por isso mesmo, não tenho condições de recebê-la. Se eu aceitasse a medalha seria referendar alguém que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca. Agradeço, mas não posso aceitar."

https://br.noticias.yahoo.com/imortal-da-abl-marco-lucchesi-125056773.html

PREFÁCIO PARA ROMANCE PÓSTUMO DE CARLOS HEITOR CONY E REVISÃO DE ENREDO PARA ESCOLA DE SAMBA - 15/06/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi fez o prefácio de um romance póstumo do Acadêmico Carlos Heitor Cony, que será lançado em julho, pela Editora Nova Fronteira. Está finalizando a revisão de um enredo para uma escola de samba do Rio de Janeiro. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-219

BRASIL E PAQUISTÃO, LUCCHESI E ALLAMA IQBAL - 03/06/2022 (em inglês)
https://dailytimes.com.pk/945877/marco-lucchesis-love-for-allama-iqbal-and-urdu-will-bring-the-two-countries-closer-dr-yousuf-khushk/

LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E POESIA PASQUISTANESA - 02/06/2022 (em inglês)
https://www.urdupoint.com/en/pakistan/contemporary-brazilian-literature-intertwined-1519894.html

 

PALESTRA NA ACADEMIA DE LETRAS DO PAQUISTÃO - 25/06/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi encontra-se no Paquistão onde proferiu, dia 24, na Academia de Letras do Paquistão, palestra intitulada “Contemporary Brazilian Literature”. Participou de encontro com a Presidente da Iqbal Academy de Lahore, Sra. Baseera Ambreenna, ocasião em que fez leituras em português e do original, do poeta Muhammad Iqbal, do qual é tradutor. Deu entrevistas para a TV de Islamabad e para o jornal Daily Express. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-218
 

LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E TRADIÇÃO POÉTICA PAQUISTANESA EM ALIANÇA COM MARCO LUCCHESI E ALLAMA IQBAL (em inglês) - 02/06/2022

https://riverandsoundreview.org/contemporary-brazilian-literature-intertwined-with-local-tradition-dr-yousuf-khushk/

DISCURSO NO DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - 21/05/2022
https://revistaesmeril.com.br/literatura-academico-brasileiro-fala-sobre-a-importancia-da-lingua-portuguesa/

 

POEMAS EM INGLÊS PARA O MUSEU DE ARTE DE HELSINKI, COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DO MUSEU DO INCONSCIENTE E TRADUÇÃO DO LIVRO MARGENS DA NOITE PARA O ROMENO - 19/05/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi gravou seus poemas escritos diretamente em inglês, que serão lidos, no dia 4 de agosto, no Museu de Arte de Helsinki, na Finlândia para a Conferência Bridges 2022 de arte e matemática. Na qualidade de Presidente dos Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, participou, de forma online, das comemorações dos 70 anos do museu, criado pela Dra. Nise da Silveira. O seu livro Margens da noite, tradução dos poemas de Ion Barbu, da editora Patuá, sairá em edição especial, pela editora Bucareste, da Romênia.
https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-217

 

LIVRO MARCO LUCCHESI: PRÁTICAS DAS TRANSFORMAÇÕES SILENCIOSAS - 12/05/2022

No final do mês de maio, estará nas livrarias o livro Marco Lucchesi: Práticas das transformações silenciosas, Editora Tesseractum, São Paulo, 2022 com organização de Ana Maria Haddad Baptista e Judite Maria Zamith Cruz. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-216

CONFERÊNCIA GERAL DA UNESCO: DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - 05/05/2022

Hoje, dia 5 de maio, o Acadêmico Marco Lucchesi participa, na sede da Unesco, de forma presencial, da 40º sessão da Conferência Geral da UNESCO sobre o tema “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. Dia 9, a convite do Consulado do Brasil, na França, na Sala Villa Lobos, falará sobre “Les enjeux de la littérature brésilienne dans le contexte du Bicentenaire de l'Indépendance”. Também em Paris, deu uma entrevista para a Rádio França Internacional.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-215​

 

CELEBRAÇÃO EM MASSAROSA, PALESTRA EM NÁPOLES E LEITURA DE CULTURA DA PAZ - 28/04/2022

Dia 22 de abril, participou da comemoração da liberação de Massarosa do nazismo com representantes do Exército Brasileiro e a Anpi Associazione Nazionale dei Partigiani Italiani. Dia 27, deu palestra intitulada “Hüzün e Saudade: Il senso del dialogo Tra Yunus Emre e Fernando Pessoa no Centro Studi su Asia Centrale, Tibet e Iran, da Universidade  L'Orientale de Nápoles. O seu livro O Dom do Crime foi publicado na Argentina pela editora Interzona, de Buenos Aires. Gravou uma leitura do livro Cultura da paz para o evento online “Todos os brasileiros querem ler”, que tem por objetivo mostrar que a leitura faz parte do cotidiano de todos. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-214​


CONFERÊNCIAS EM PARIS  - 27/04/2022
https://www.academia.org.br/noticias/academico-marco-lucchesi-participara-em-maio-de-duas-conferencias-em-paris

 

MENSAGEM PARA LANÇAMENTO DE SUA TRILOGIA DE ROMANCES - 14/04/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi gravou mensagem para lançamento de sua Trilogia Carioca.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-213​

 

ENTREVISTA SOBRE TRAJETÓRIA E LEGADO DE NISE DA SILVEIRA - 07/07/2022

Dia 3, o Acadêmico Marco Lucchesi deu entrevista para a Band News FM, de São Paulo. Gravou depoimento sobre a trajetória e o legado de Nise da Silveira, para o terceiro episódio da série “Cientistas Brasileiros”, que irá ao ar com exclusividade no Canal Curta.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-212

REUNIÃO COM CARDEAL JOSÉ TOLENTINO DE MENDONÇA, NO VATICANO. PUBLICAÇÃO DE CLIO NO EQUADOR - 31/03/2022

Dia 24 de março, o Acadêmico Marco Lucchesi participou de reunião na Biblioteca Apostólica Vaticana com o poeta e escritor português, Cardeal José Tolentino de Mendonça, na Cidade do Vaticano. Na ocasião, visitou o precioso acervo daquela Biblioteca. O seu livro Clio será publicado pela Editora Corredor Sur, no Equador.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-211

PALESTRA NA ACCADEMIA NAZIONALE DEI LINCEI, NA ITÁLIA - 31/03/2022

O Acadêmico Marco Lucchesi falará, dia 25 de março, na Accademia Nazionale dei Lincei sobre “Incroci da poesia portoghese e brasiliana, ” no Encontro Internacional intitulado “La ricezione della commedia dai manoscritti ai media” patrocinado pela Presidência da República da Itália.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-210

ENTREVISTA PARA MAX DE TOMASSI, NA ITÁLIA. CONVITE PARA A JORNADA DE LEITURA NO CÁRCERE, EM SETEMBRO DE 2022 - 31/03/2022

Dia 14, o Acadêmico Marco Lucchesi deu entrevista ao jornalista Max de Tomassi, da Rádio Rai 1, da Itália. Foi convidado para integrar o Conselho Curador da III edição online da Jornada de Leitura no Cárcere, que acontecerá de 20 a 22 de setembro.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-209​

ADEUS, PIRANDELLO NA INGLATERRA, JORDÂNIA E TURQUIA - 10/03/2022

O livro Adeus, Pirandello, do Acadêmico Marco Lucchesi, publicado em dezembro de 2020 pela Editora Rua do Sabão,  será lançado na Inglaterra (Dixi Books), Jordânia (Almishkat) e Turquia (Yeniinsan).​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-208​

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE MARCO LUCCHESI -  03/03/2022

Sairá em março pela editora Mondrongo o livro: O arabesco, a ampulheta e o veleiro: Orides Fontela, Alexei Bueno e Marco Lucchesi na lírica brasileira contemporânea, de Alexandre de Melo Andrade. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-207​


ENSAIO EM HOMENAGEM A EDUARDO LOURENÇO - 17/02/2022
O Acadêmico Marco Lucchesi escreveu o ensaio “Eduardo Lourenço na pandemia. Um coração em mil pedaços na iminência de meio milhões de mortos” para o livro A raia na água, da editora Documenta, em homenagem à Eduardo Lourenço. Dia 24, às 19h, participará da mesa-redonda no Movimento em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Associação Nacional de ex-Reitores.
https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-206

PESQUISADOR-VISITANTE DO CENTRO DE ESTUDOS DA ÁSIA CENTRAL, CÁUCASO, TURQUIA, TIBET E IRÃ - 10/02/2022
O Acadêmico Marco Lucchesi será o pesquisador-visitante do Centro de Estudos da Ásia Central, Cáucaso, Turquia, Tibet e Irã do Departamento de Ásia, África e Mediterrâneo da Universidade Oriental de Nápoles (UniOr), de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023.
https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-205

LANÇAMENTO Vª EDIÇÃO DAS EFEMÉRIDES ACADÊMICAS (ABL) - 10/02/2022
A Academia Brasileira de Letras lançou no dia 9 de dezembro, a quinta edição digital do volume das Efemérides Acadêmicas. A edição, que também ganhará uma versão impressa, foi realizada na presidência do Acadêmico Marco Lucchesi e atualizada até 16 de dezembro de 2021, dando continuidade ao projeto editorial iniciado em 1926, na presidência de Coelho Neto.

https://www.academia.org.br/boletins/quinta-edicao-digital-do-volume-das-efemerides-academicas

NOTA DE PESAR EM HOMENAGEM AOS POETAS THIAGO DE MELLO E NEIDE ARCHANJO - 15/01/2022
A Academia Brasileira de Letras solidariza-se com as famílias pelas mortes dos poetas Thiago de Mello e Neide Archanjo. O ex-presidente da ABL, Marco Lucchesi, ressaltou a importância de Thiago de Mello para a poesia brasileira: “Thiago de Mello é um poeta da luz, um poeta da transparência, dos compromissos grandes, humanitários, marcados pelo sentimento da justiça”.

https://www.academia.org.br/noticias/abl-lamenta-morte-do-poeta-thiago-de-mello

ELEITO MEMBRO DO COMITÊ HONORÁRIO DA UEA (UNIVERSALA ESPERANTO-ASOCIO)  - 08/09/2021 (em esperanto)
Marco Lucchesi estas plurjara prezidanto de Brazila Beletristika Akademio En 2021 li elektiĝis kiel nova membro de la Honora Patrona Komitato de UEA. La libron “Alivorte” li decidis aperigi absolute senpage kaj elektronike - kaj donacis ĝin al UEA por distribuo al la komunumo. Ĝin eldonis la brazila eldonejo Dragão.

https://uea.org/gk/972

CANDIDATURA PARA MEMBRO DO COMITÊ HONORÁRIO DA UEA (UNIVERSALA ESPERANTO-ASOCIO)  - 16/06/2021 (em esperanto)

uea.org/l/teko/komitataj/Propono_HPK_Marco_Lucchesi_arkivo.pdf.

Screenshot_20220530-171519_Twitter_edited.jpg
bottom of page