top of page

IMPRENSA 2023

I Colóquio Internacional Marco Lucchesi 15 e 16 de Janeiro de 2024 Roma Embaixada do Brasi

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 13/12/2023

Acaba de sair, na Espanha, o livro do Acadêmico Marco Lucchesi, Adiós, Pirandello, pela Editora Lastura, com tradução de Montserrat Villar González. Em 8 de dezembro, participou da Cerimônia de Outorga dos Prêmios Literários da FBN e da Celebração do Protocolo de Intenções entre Museu Nacional, UFRJ e FBN; ainda no dia 8, recebeu a visita do grupo Céu na Terra. Dia 10, esteve em reunião virtual com a direção da SAMII. Dia 14, de forma virtual, saudou o poeta Ricardo Aleixo, vencedor do Prêmio de poesia do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade; em Massarosa, Itália, participa de reunião com o Secretário de Cultura para falar sobre o programa dos 80 anos da libertação da cidade, pela FEB. Dia 16, proferirá palestra em Lucca, sobre “Políticas culturais, memória e cultura da paz”. Dia 17, por plataforma online, participará da homenagem ao Padre Valdir João Silveira, da Pastoral Carcerária.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-278

OBRAS DE MARCO LUCCHESI SÃO TEMA DE COLÓQUIO INTERNACIONAL EM ROMA - ABL, 06/12/2023

O conjunto de obras do Acadêmico e presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi será tema de um colóquio Internacional na Embaixada do Brasil em Roma, nos dias 15 e 16 de janeiro. O evento contará com as participações de 17 palestrantes de países como Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Romênia, China, Angola, Japão e Omã. A organização é de Ana Maria Haddad Baptista e Frederico Bertolazzi.

https://www.academia.org.br/noticias/obras-de-marco-lucchesi-sao-temas-do-coloquio-internacional-de-roma

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 23/11/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi enviou texto sobre a obra O Alienista para a exposição intitulada “Ocupação Machado de Assis” no Itaú Cultural, SP, inaugurada em 18 de novembro. Dia 21, recebeu, na Fundação Biblioteca Nacional, a visita do Sr. Leandro Grass, Presidente do IPHAN; no mesmo dia, recebeu, da Academia Miraiense de Letras, o Selo Comemorativo do Centenário de Miraí, (MG) à FBN. No dia 22, recebeu o jornalista Jamil Chade, da UOL. Dia 23, participou de reunião online no Ministério da Cultura.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-275

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 14/11/2023

No dia 10 o Acadêmico Marco Lucchesi participou de reunião online com o Diretor da DLLLB e da SEFLI, do Ministério da Cultura. Ontem, dia 13, acompanhou a Ministra Margareth Menezes em visita à Casa de Rui Barbosa. Hoje, dia 14, na FBN, ao lado da Ministra Margareth Menezes, participa da entrega do Prêmio Camões 2022 ao escritor Silviano Santiago. No dia 17, se reúne, de forma virtual, com a Embaixada do Brasil em Paris e, dia 18, participa do Prêmio Literário – Massarosa, Itália

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-274

 

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 13/11/2023

No dia 1º de novembro, o Acadêmico Marco Lucchesi participou de duas reuniões online, uma na Embaixada da Itália e outra, no Supremo Tribunal Federal. Dia 5, também de forma virtual, no Seminário “Frei Damião na Cultura Religiosa Popular do Sertão”, realizado pela Prefeitura de Massarosa, Cidade de Bozzano, Itália. Dia 7, participou da mesa de abertura da 9ª Jornada de Pesquisadores da FBN intitulada “Arquivos e Coleções na Biblioteca”; no mesmo dia concedeu entrevista à jornalista Patrizia Antonini, da Agência ANSA sobre “Tradução da Constituição em Nheengatu”. No dia 8, fez a abertura da 1ª Feira Literária Socioeducativa – FLIS, do DEGASE. Dia 10, receberá a Medalha Rui Barbosa na FCRB.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-273

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 26/10/2023

No dia 23, o Acadêmico Marco Lucchesi recebeu, na Fundação Biblioteca Nacional, a visita de cortesia do Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain e do Cônsul-geral da França no RJ, Gerard Marechal. Dia 24, na Universidade de Brasília, proferiu a palestra intitulada “Cem anos de Calvino: o ensaio infinito”, na Semana da língua italiana; participou, de forma virtual, da mesa de abertura “Arquivo: Cultura Digital, Acessibilidade e Cidadania”, em homenagem ao Dia do Arquivista, comemorado no dia 20 do corrente mês. Dia 25, foi condecorado com a Medalha Mérito Santos Dumont 2023 no III Comar da Aeronáutica. Dia 26, recebeu a visita da Consul Geral dos EUA, Jacqueline Ward e comitiva; no auditório da FBN, participou da mesa de abertura do seminário “A leitura nos espaços de privação de liberdade”, do CNJ e, no dia 27, com a presença do Ministro Luis Roberto Barroso, Presidente do STF e do CNJ, da mesa de encerramento do Encontro Nacional de Gestores de Leitura em Ambientes Prisionais. Dia 28, de forma virtual, será homenageado pelos escritores da República Dominicana por iniciativa do professor e escritor Bruno Candelier, em Santo Domingo.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-272

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 19/10/2023

Dia 10, concedeu entrevista sobre o Prêmio Camões para a Rádio televisão Portuguesa RTP. No dia 19, recebeu, na Fundação Biblioteca Nacional, as visitas do Vice-presidente da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, professor Marcio Santos Nascimento e, do Embaixador Fernando Guimarães Reis, do Instituto Rio Branco, de Brasília.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-271

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 19/10/2023

Dia 10, concedeu entrevista sobre o Prêmio Camões para a Rádio televisão Portuguesa RTP. No dia 19, recebeu, na Fundação Biblioteca Nacional, as visitas do Vice-presidente da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, professor Marcio Santos Nascimento e, do Embaixador Fernando Guimarães Reis, do Instituto Rio Branco, de Brasília.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-270

 

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 11/10/2023

Acadêmico Marco Lucchesi recebeu, na Fundação Biblioteca Nacional, a visita de cortesia do Senhor José Miguel de Lara Toledo, Conselheiro Cultural da Embaixada da Espanha em Brasília. Participou da reunião do Prêmio Camões 2023 e anúncio do laureado.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-269

 

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 04/10/2023

No dia 27, em Brasília, o Acadêmico Marco Lucchesi visitou a Biblioteca Demonstrativa do Brasil – BDB. Dia 29, recebeu em visita à Fundação Biblioteca Nacional a Ministra da Saúde, Nisia Trindade. Dia 3 de outubro, proferiu a palestra de abertura do 37ª ENANPOLL, Encontro Nacional da ANPOLL - Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística no Instituto de Letras da UFF. Hoje, dia 5, lidera a comitiva da FBN em visita à Base Naval da Ilha das Cobras – Navio Ary Rongel, que levará livros para o braço da Biblioteca Nacional na Antártica.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-268

 

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 28/09/2023

No dia 25, segunda-feira, o Acadêmico Marco Lucchesi participou, em Brasília, de reunião no Ministério da Cultura; no mesmo dia, de forma online, fez a abertura da mesa-redonda sobre “História da Coordenação de Publicações Seriadas”, na Fundação Biblioteca Nacional. Dia 26, terça-feira, participou do lançamento do Edital do Programa de Apoio a Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, parceria entre a FBN, MinC e MRE, que contou com as presenças da Ministra da Cultura, Margareth Menezes; do Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba; da Diretora-Geral do Instituto Rio Branco, Embaixadora Glivânia Maria de Oliveira; do Diretor do Instituto Guimarães Rosa, Ministro Marco Antonio Nakata, além de representantes de consulados de nações estrangeiras no Brasil. Dia 27, esteve em reunião online com a Embaixada da Argentina e editoras. Dia 28, concedeu entrevista para a Agência de Notícias Brasil Arábe.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-267

 

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 20/09/2023

Dia 18, o Acadêmico Marco Lucchesi participou da mesa-redonda de abertura do “V Encontro Transfopress Brasil - Edição comemorativa de 10 anos e Encontro Imprensa Francófona das Américas”, na Fundação Biblioteca Nacional; também reuniu-se com o professor Islam Dayeh e, no mesmo dia, de forma online, com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Dia 19 concedeu entrevista à jornalista Patrizia Tonini, da agência Ansa. Dia 20, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sendo recebido pelo Acadêmico Arno Wehling. Foi o paraninfo da turma de bacharelado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, da UFRJ.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-266

 

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 14/09/2023

Acadêmico Marco Lucchesi deu depoimento para a Globo News sobre a morte do sociólogo e amigo Domenico de Masi. Dia 12, reuniu-se com o Conselho Editorial do Senado Federal; dia 13, com o Conselho Nacional de Justiça – CNJ. No dia 14, participa da mesa-redonda intitulada “A Revolução de Gutemberg: pesquisas recentes e novas interrogações sobre a invenção da imprensa”, na FBN, onde o bibliotecário francês Yann Sordet proferirá a palestra. Deu entrevista para o repórter Luca Rizzi, da Agência Ansa, sobre o seu trabalho na Fundação Biblioteca Nacional.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-265

NOTICIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 12/09/2023

No dia 4, o Acadêmico Marco Lucchesi participou da mesa-redonda sobre “Memória do mundo: America Latina e Caribe”, da Unesco; encontrou-se com a Vice-Ministra da Educação e Cultura do Uruguai, Senhora Ana Ribeiro. Dia 5, deu entrevista para o jornalista Abdallah Yahdhih, da Tv Al- Araby. Dia 6, fez reuniões virtuais para a preparação das feiras do livro de Havana e Bogotá. Uma nova edição, revista e ampliada, de seu livro Patmos de Hölderlin, já está em fase de preparação.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-264

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 31/08/2023

Dia 28, o Acadêmico Marco Lucchesi participou da 2ª Reunião do Conselho Editorial da Revista Ciência e Cultura – SBPC pela manhã; ainda nesse dia, com dirigentes do Ministério da Cultura, recebeu a visita da tradutora japonesa Nodoka Nakaya. Dia 29, deu entrevista para o jornal Folha de S. Paulo. Dia 30, fez reunião com centros culturais próximos à Fundação Biblioteca Nacional. Hoje, dia 31, recebe a visita de Iaguba Djalo, Diretor da Biblioteca e Arquivos Históricos Nacionais de Guiné-Bissau e participa do Prêmio de Tradução do Consulado da França - FBN.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-263

 

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 23/08/2023

No dia 16, o Acadêmico Marco Lucchesi fez visita de cortesia à Biblioteca da Marinha; encontrou-se na Fundação Biblioteca Nacional, com o Diretor-Geral Britânico nas Américas, James Dauris. Dia 17, concedeu entrevista à Revista da Fapesp e realizou filmagem; Dia 22, esteve em visita à Casa da Leitura, FBN, na ocasião de seus 30 anos; participou do primeiro encontro da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil com as bibliotecas que compõem o grupo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa/PALOP, em formato virtual; Recebe, nesta sexta-feira, dia 25, a presidente do STF, Ministra Rosa Weber, na Fundação Biblioteca Nacional.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-262

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 23/08/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi teve seus poemas traduzidos e analisados em japonês, pela tradutora e ensaísta Nodoka Nakaya. Concedeu duas entrevistas: ao jornalista argentino Demian Paredes, para o Jornal Página12 e à jornalista Karina Moraes do Diário do Centro, de Alagoas. Gravou depoimento na Academia Alagoana de Letras sobre os 120 anos do nascimento de Jorge de Lima e ontem, dia 16, para a abertura da 1ª Conferência Internacional Arab Latinos sobre migrações e solidariedade, patrocinado pela UNESCO.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-261

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 15/08/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, recebeu cópia de processos inéditos de Gonçalves Dias para doação ao acervo da Instituição. Dia 8, deu depoimento sobre Gonçalves Dias para o cineasta Joaquim Haickel. No dia 11, fará visita de cortesia à Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, em Alagoas.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-260

SOLENIDADE: JORGE DE LIMA PARA SEMPRE, 15/08/2023

A convite da Universidade Federal de Alagoas, no próximo dia 12 de agosto, às 10h, os Acadêmicos Marco Lucchesi, Antônio Torres e Carlos Diegues participarão da mesa-redonda intitulada “Jorge de Lima para sempre”, na solenidade de abertura da 10ª Bienal Internacional do Livro, que este ano homenageia os 130 anos de nascimento do escritor.

https://www.academia.org.br/boletins/jorge-de-lima-para-sempre​

HAIKUS PUBLICADOS NO JAPÃO (em língua japonesa), 13/08/2023.

Seleta de Haikus de Marco Lucchesi, presentes no livro Microcosmo, foram publicados pelo blog japonês Weekly Haiku. 

https://weekly-haiku.blogspot.com/2023/08/2.html

MARCO LUCCHESI, TRADUTOR DE RUMI NO BRASIL (EM PERSA), 09/08/2023

Notícia sobre a tradução de Marco Lucchesi para o poeta Rumi, em matéria do portal Ibna, de Teerã, Irã.

https://www.ibna.ir/fa/longint

NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 02/08/2023

Dia 1 de agosto, o Acadêmico Marco Lucchesi encontrou-se com o Cônsul-Geral da Grã-Bretanha, Anjoum Noorani. Dia 2, fez reunião com o Cônsul-Geral da Itália, Massimiliano Iacchini. Dia 6, proferirá palestra na Academia Maranhense de Letras sobre Gonçalves Dias; na ocasião, receberá a Medalha 200 Anos de Gonçalves Dias. Dia 7, terça-feira, visitará a Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís. Por iniciativa do Presidente da Instituição, Acadêmico Marco Lucchesi, a Fundação Biblioteca Nacional inaugura um “braço avançado” no Polo Sul, doará livros à biblioteca da base brasileira na Estação Antártica Comandante Ferraz. O transporte será feito pelo navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil, e deverá chegar no destino em outubro.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-259

BIBLIOTECA NACIONL TERÁ POLO ANTÀRTICA COM MAIS DE 700 VOLUMES, 02/08/2023

No próximo dia 8 de outubro, a Biblioteca Nacional (BN) enviará livros para a Estação Antártica Comandante Ferraz. O anúncio foi feito hoje pela instituição, que pretende ter um "braço" dentro da base brasileira. Serão enviados cerca de 700 volumes, entre catálogos de exposições, coleções especiais e ensaios críticos. Entre os livros títulos como “Cemitério dos vivos: memórias/ Lima Barreto”, de Diogo de Hollanda e Fábio Lucas, “Ensaios insólitos”, de Darcy Riberio, e “Escorço bibliográfico de Dom Pedro I”, de Maria Graham. Duas estantes serão especialmente customizadas para abrigar os livros na estação.

Biblioteca Nacional terá pólo Antártica com mais de 700 volumes (globo.com)

BIBLIOTECA NACIONAL TERÁ POLO NA ESTAÇÂO ANTÀRTICA COMANDANTE FERRAZ, 01/08/2023

A Biblioteca Nacional vai ter um “braço avançado no Polo Sul”, disse à Agência Brasil o presidente da instituição, Marco Lucchesi. No próximo dia 8 de outubro, “caso as condições meteorológicas sejam favoráveis”, serão enviados 700 livros da Biblioteca Nacional para a Estação Antártica Comandante Ferraz. O transporte será feito pelo navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha. O lote enviado ficará na biblioteca da base brasileira, onde duas estantes estão sendo especialmente preparadas para abrigar os livros. “É uma ação muito importante para tratar da geopolítica da paz”, destacou Lucchesi.

Biblioteca Nacional terá polo na Estação Antártica Comandante Ferraz | Agência Brasil (ebc.com.br)

 

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 26/07/2023

No dia 25 de julho, o Acadêmico Marco Lucchesi viajou para a China para visitar à Fundação Macau, à Universidade de Macau e a Universidade de Ciência e Tecnologia (Laboratório Estatal de Chave sobre Pesquisa de Qualidade em Medicina Chinesa e sobre Ciências Lunares e Planetárias). Foi recebido com um banquete de boas-vindas, oferecido pelo S.E. Sr. Liu Xianfa, Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China. Ontem, dia 26, na Universidade Saint Joseph, Macau, proferiu a palestra “A Diplomacia do Livro e a Memória”; no mesmo dia, esteve na Biblioteca do Senado em encontro com o Presidente do Instituto Cultural (Culture Affairs Bureau) do Governo RAEM e responsáveis dos assuntos de bibliotecas.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-258

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 20/07/2023

Dia 14, o Acadêmico Marco Lucchesi esteve em reunião virtual com a Professora Diana Afonso, Diretora da Biblioteca Nacional de Angola. Dia 18, terça-feira, viajou em Missão especial com a comitiva da Ministra Rosa Weber, acompanhando ações do Conselho Nacional de Justiça, na escola Carmina Gomes; dia 19, com as Ministras Rosa Weber, Carmen Lúcia e Sônia Guajajara, participou, nas malocas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, de mesa-redonda para o lançamento da tradução da Constituição Federal para o idioma nheengatu, que coordenou; hoje, dia 20, terá encontro com as lideranças locais, na aldeia Maturacá, na terra indígena dos Ianomâmis. No Rio de Janeiro, dia 21, receberá a Medalha Santos Dumont, da Aeronáutica. Deu entrevista sobre o futuro da Biblioteca Nacional, para o jornalista Miguel do Rosário, pela TV Fórum, do canal do Youtube.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-257

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 12/07/2023

Ontem, dia 12 de julho, o Acadêmico Marco Lucchesi, recebeu, no Palácio do Planalto, em cerimônia presidida pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico. Hoje, dia 13, inaugurou a exposição “Uma janela para o Armazém de Periódicos”, comemorativa aos 100 anos do Setor de Periódicos da Biblioteca Nacional. Dia 14, participará de reunião virtual com a diretora da Biblioteca Nacional de Angola, Diana Afonso. Dia 15, discorrerá sobre “Literatura em espaços de privação de liberdade” no festival de Inverno do Sesc de Teresópolis. Foi publicada, na Revista Piauí do mês de julho, a sua entrevista à jornalista Thallys Braga. Ainda nesse mês, concedeu entrevista para a jornalista Regina Zappa sobre o seu percurso biográfico.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-256

REVISTA PIAUÍ: DEPOIS DO DESERTO - BIBLIOTECA NACIONAL VOLTA A TER UM PRESIDENTE RESPEITÀVEL, JULHO de 2023

Matéria na Revista Piauí sobre a nova gestão da Fundação Biblioteca Nacional com a posse de Marco Lucchesi e a retomada de uma cultura bibliófila e eminentemente brasileira. Por Thallys Braga.

https://piaui.folha.uol.com.br/na-revista/

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 06/07/2023

Na próxima semana o Acadêmico Marco Lucchesi lançará, na Argentina, o seu romance El Don del Crimen, da editora Interzona. No dia 3, de forma virtual, falou sobre Mohammed Iqbal no I Ciclo de Conferências do Centro de Culturas Clássicas Persas e Árabes, da Universidade Federal de Ouro Preto, com o tema “A eternidade não tem férias”.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-255

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 28/06/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi acaba de lançar a terceira edição da gramática da língua laputar intitulada: Bazati dir Harstä - Rudimentos da língua laputar, editora Tesseractum. Dia 23, esteve em reunião com a Ministra Rosa Weber, Presidente do STF. Dia 25, gravou leitura de seus poemas ingleses para a Bridges 2023 e mensagem para os 20 anos do Grupo de Estudos da Escravidão Contemporânea. Encontrou-se, dia 26, com o Presidente da Finep, Celso Pansera; hoje, dia 29, recebeu a visita do cineasta Roberto Berliner.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-254

BIBLIOTECA NACIONAL EM DIÁLOGO COM O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,  23/06/2023

Papel da Biblioteca Nacional na história do Brasil é tema do “Diálogos com o Supremo”: o presidente da instituição, Marco Lucchesi, participou da edição do programa realizada nesta sexta-feira (23).

https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=509468&tip=UN

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 22/06/2023

No dia 19 de junho, o Acadêmico Marco Lucchesi esteve em reunião, na Fundação Biblioteca Nacional, com o Presidente do Fórum para Cooperação Econômica e Comercial de Macau, Ji Xianzheng e sua comitiva; dia 21, participou do 1º Encontro virtual “Coleções bibliográficas patrimoniais da Ibero-América: do patrimônio cultural nacional ao patrimônio mundial”, organizado pela Biblioteca Nélida Piñon, do Instituto Cervantes (RJ); recebeu a visita de cortesia do Secretário Juca Ferreira, que comanda a pasta de Economia Criativa do BNDES. A convite da Ministra Rosa Weber, Presidente do STF, realizará conferência no dia 23, em Brasília, intitulada “Biblioteca, República e Cidadania”; no mesmo dia dará entrevista para a TV Câmara. Participará da mesa de abertura do “III Workshop in Progress – Joyce na América Latina”, que será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, no dia 21 de junho.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-253

 

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 14/06/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi lança dois livros em São Paulo, dia 16, na Livraria Millenium, Hinos Matemáticos, editora Tesseractum e, no dia 17, na Livraria Martins Fontes, Marina, editora Rua do Sabão. Dia 14, participou da mesa de abertura do Seminário Internacional de Preservação Digital, da Rede Cariniana, na Fundação Biblioteca Nacional; esteve em reunião com Roberto d’Ávila, Domenico e Susanna de Masi e gravou homenagem aos cinquenta anos da Editora Global. Hoje, dia 15, será agraciado com a Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-252​

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 07/06/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi concedeu três entrevistas: dia 1 de junho falou sobre o modernismo brasileiro para a arquiteta e pesquisadora italiana Maddalena d'Alfonso; dia 4, sobre memória social da imigração italiana para Bruno Marasco, em Niterói; dia 6, ao programa do jornalista Roberto d'Ávila, sobre a atividade de escritor, a presença na Fundação Biblioteca Nacional e sua leitura de País. Na próxima segunda-feira, dia 12, dará entrevista para a TV Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-251

NOTÌCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI - ABL, 29/06/2023

Dia 29, fez a abertura da 12º edição da Conferência Internacional de Estudos Ibaditas, realizada na Biblioteca Nacional. Dia 30, foi empossado pela Ministra de Estado da Cultura Margareth Menezes, na presidência da Fundação Biblioteca Nacional.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-250

ENTREVISTA AO PORTAL UOL, COLUNA DE CHICO ALVES, 21 /05/2023

"O que a gente vê é uma sociologia atomizada da censura. Isso é que é mais perigoso", disse à coluna Lucchesi, escritor e historiador que é um dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL). "Há uma série de subgradações: passa pelo silêncio e pelo cancelamento, como se costuma dizer. São átomos de censura o tempo todo"

https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2023/05/21/fiquemos-alertas-contra-a-censura-diz-presidente-da-biblioteca-nacional.htm

CONSTITUIÇÃO GANHARÁ VERSÃO INDÌGENA, 19/05/2023

O Brasil começou a fazer a primeira tradução da Constituição para o nheengatu, a língua geral da Amazônia, em uma iniciativa "divisora de águas, com alto valor simbólico e político", como explica em uma entrevista à ANSA o coordenador do projeto e presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi. "A Constituição brasileira é uma resposta à ditadura militar. É uma composição longa e em contínua atualização. Um passaporte cheio de selos e carimbos que foram necessários para atingir a forma democrática, em um momento de grande tensão".

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/ansa-entrevista-constituicao-ganhara-versao-em-lingua-indigena,6f427514059d2735402803594855455f1tim144l.html

NOTÍCIA DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI: BOLETIM ABL, 18/05/2023

Foi lançada sua nova novela Marina, pela Editora Rua do Sabão, com posfácio de Ana Miranda. Dia 14 de maio, na Fundação Biblioteca Nacional, o Acadêmico Marco Lucchesi participou da mesa-redonda intitulada “Lima Barreto: no curso da vida e das leituras”, inventário analítico do arquivo pessoal do autor, mediada pela professora Luciane Simões Medeiros. Gravou depoimento para a mesa comemorativa dos 30 anos da editora da Fiocruz. Dia 16, deu entrevista para a Rádio Jornalismo e Agência Brasil EBC. Dia 20, sábado, participa do Encontro Estadual de Esperanto sobre o tema “O Esperanto e o respeito à diversidade”. O seu discurso será lido em Esperanto.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-250

ENTREVISTA PARA O PORTAL REVISTA CONEXÃO LITERATURA, 16/05/2023

"A Biblioteca Nacional é um dos maiores tesouros bibliográficos do Planeta. Nossa responsabilidade é imensa. 10 milhões de itens. E um crescimento anual de 80 mil livros e revistas. Os desafios são os mesmos da série histórica: o desafio de espaço e o número de servidores. Estamos trabalhando intensamente. Além disso, a preservação material e digital, que duplicam os horizontes da Biblioteca futura."

http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2023/05/exclusivo-marco-lucchesi-presidente-da.html

NOTÍCIA DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI: BOLETIM ABL, 26/04/2023

Dia 21 de abril, o Acadêmico Marco Lucchesi esteve em visita oficial à Biblioteca Nacional de Portugal e à Direção Geral do Livro, Arquivo e Biblioteca. No dia 22, a convite da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da XIII Cimeira Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, em Portugal. A pedido da Ministra Rosa Weber, coordena a equipe de tradutores da Constituição de 88 para o idioma Nheengatu, língua desenvolvida a partir do tupinambá, falada ao longo de todo o vale amazônico brasileiro. No dia 24, representando a Biblioteca Nacional, participou da entrega do Prêmio Camões ao compositor Chico Buarque.​

https://www.academia.org.br/boletins/noticia-do-academico-marco-lucchesi

 

PAUTA NO CNJ: DIREITOS HUMANOS: POLÍTICAS EFETIVAS E INCLUSIVAS PARA SUPERAR VULNERABILIDADES, 19/04/2023

A Ministra Rosa Weber citou em seu pronunciamento as medidas adotadas pelo CNJ para inclusão dos povos indígenas. “Desde 2022, têm sido entregues, pelo Conselho, aos povos indígenas, materiais informativos traduzidos para as línguas Nheengatu, Baniwa, Tukano, Kanamari, Marubo, Tikuna e Matis. Tudo com o propósito de qualificar tais ações e assegurar o acesso efetivo e substancial à Justiça para todos “, disse. A entrega da Constituição traduzida será possível graças ao trabalho capitaneado por Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e do professor José Ribamar Bessa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), “um dos maiores estudiosos brasileiros em línguas indígenas”.

https://www.cnj.jus.br/direitos-humanos-politicas-efetivas-e-inclusivas-sao-caminhos-para-superar-vulnerabilidades/

 

JORNAL O DIA: NOVO PRESIDENTE DA BIBLIOTECA NACIONAL FALA DE DESAFIOS E DE PAIXÃO PELO OFÍCIO, 16/04/2023

Para o docente, o Brasil tem saudade de um futuro. Para haver destino, é necessário que a sociedade olhe para o passado e entenda a sua história. "O Brasil precisa entender o papel da instituição que trata a memória. Se a gente puxar as cordas, o futuro chega mais rápido, mas se estivermos desmemoriados, ele chegará vazio", aponta.

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2023/04/6612388-novo-presidente-da-biblioteca-nacional-fala-de-desafios-e-paixao-pelo-oficio.html

A TRADUÇÃO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 PARA O NHEENGATU, COM ATUAÇÕES DE ROSA WEBER, MINISTRA DO STF, E MARCO LUCCHESI, PRESIDENTE DA BN, 16/04/2023

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou, em 2014, o Guarani como “uma das línguas de referência para a cultura brasileira”, que agora faz parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). Reconhecer essas línguas não é só aceitar formalmente a sua existência como um ato de justiça, mas considerá-las parte da nossa história e incorporar os saberes que nelas circulam ao patrimônio nacional. Foi o que fez Marco Lucchesi, atual presidente da Fundação Biblioteca Nacional (BN), que acompanhou Rosa Weber na recente viagem à Amazônia. (...) Com certeza, Lucchesi vai levar agora essas línguas e sua literatura de forte tradição oral para a BN, conferindo-lhe maior visibilidade.

https://www.taquiprati.com.br/cronica/1689-a-patria-grande-as-patriazinhas-e-suas-linguas

 

EXPOSIÇÃO "MEMÓRIAS DO FUTURO" NO PALACIO ANCHIETA, NO ESPÍRITO SANTO, COM CURADORIA DE MARCO LUCCHESI, 13/04/2023

Com curadoria de Marco Lucchesi, o Palácio Anchieta recebe, até o dia 18 de junho, a exposição “Memórias do Futuro – Um Olhar Sobre a Coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Feito por meio da parceria entre o Instituto Cultural Vale e o Governo do ES. A exposição conta com itens históricos de artistas capixabas contemporâneos divididos em onze espaços do Palácio. Lá, é exibido um panorama da história através de documentos e mapas históricos; o acervo dialoga com arte de quatro capixabas: Andreia Falqueto, Luciano Feijão, Juliana Pessoa e Jocimar Nalesso. “A estrutura da mostra repousa na invenção do Brasil. Inventá-lo, no sentido antigo e moderno: caminhar ao ‘encontro’ do Brasil; ou projetá-lo em dimensão futura. Dentro dessa dupla invenção – de quem encontra e subverte, de quem reúne e transforma –, surge a presença inegociável da arte contemporânea”, explica Lucchesi.

https://es360.com.br/diversao/noticia/palacio-anchieta-recebe-exposicao-de-documentos-e-mapas-historicos-ineditos/

 

"MEMÓRIAS DO FUTURO": EXPOSIÇÃO LEVA ITENS HISTÓRICOS AO PALÁCIO ANCHIETA, 13/04/2023

Reunindo itens do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e obras inéditas de quatro artistas capixabas, a exposição "Memórias do Futuro" foi aberta nesta quinta (13), no Palácio Anchieta. A coletânea, que une artigos históricos e itens de arte contemporânea, fica em cartaz no espaço localizado no Centro de Vitória até o dia 18 de junho. Com realização do Instituto Cultural Vale/Museu Vale, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, a exposição conta com a curadoria de Marco Lucchesi. Ao todo, são 11 espaços — ou dispositivos —, que fazem o visitante repensar o passado, o presente e o futuro. 

https://www.agazeta.com.br/hz/cultura/memorias-do-futuro-exposicao-leva-itens-historicos-do-pais-ao-palacio-anchieta-0423

ABERTA NO PALÁCIO ANCHIETA A EXPOSIÇÃO "MEMÓRIAS DO FUTURO" - UM OLHAR SOBRE A COLEÇÃO DO IHGB, 13/04/2023 

É aberta ao público nesta quarta-feira (13), no Palácio Anchieta, a exposição Memórias do Futuro – Um Olhar Sobre a Coleção do IHGB. A mostra, que segue com visitação até o dia 18 de junho, apresenta itens da coleção do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro.  Na montagem, o acervo dialoga com a arte contemporânea de quatro artistas do Espírito Santo que criaram obras inéditas para a exposição. Com curadoria do escritor e professor Marco Lucchesi, é uma exposição original: em onze espaços, exibe um panorama extenso da história do país através de mapas, documentos e objetos históricos, alguns nunca exibidos ao público, que instigam os visitantes a se reconhecerem, através de suas próprias memórias e descobertas. Também são expostos itens históricos da coleção do IHGB e trabalhos de artistas capixabas contemporâneos.

https://www.simnoticias.com.br/aberta-no-palacio-anchieta-exposicao-memorias-do-futuro-um-olhar-sobre-a-colecao-do-ihgb/

BOLETIM ABL NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI, 13/04/2023

No dia 10 de abril, o Acadêmico Marco Lucchesi participou da primeira reunião da Comissão Memória dos Presidentes da República, no Palácio do Planalto. Dia 12, esteve presente no Palácio Anchieta, em Vitória, para a abertura da exposição, da qual é o Curador, denominada “Memórias do Futuro – um olhar sobre a coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-245

BOLETIM ABL NOTÍCIAS DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI, 05/04/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi participou da 121ª Comissão Filatélica Nacional para a eleição dos motivos de Selos Comemorativos e especiais de 2024. No dia 1º de abril falará, por plataforma virtual, para o grupo de estudos “ML: Práticas das transformações silenciosas” que, desde o início de 2021, reúne-se para discutir o conjunto de obras do Acadêmico.  Deu entrevista para Suzanne Iervolino sobre a imigração italiana em Niterói.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-244

A NOVA BIBLIOTECA NACIONAL, POR ARNALDO NISKIER, 30/03/2023

"Escritor, ensaísta, editor e tradutor, Lucchesi confessa o seu espanto com o infinito. Pretende dar prioridade aos problemas estruturais da Biblioteca Nacional, que muitos consideram um verdadeiro espelho do Brasil. Estamos próximos de alguns fatos que virão minorar as atuais dificuldades vividas pelo órgão, como o caso da falta de espaço. A sede em construção do anexo na zona portuária do Rio hoje segue ritmo satisfatório, para conclusão prevista em 2024. Assim, os 10 milhões de itens da Biblioteca ganharão o necessário espaço, deixando de ser a grande preocupação dos seus aficionados."

https://www.chumbogordo.com.br/427261-a-nova-biblioteca-nacional-por-arnaldo-niskier/

BOLETIM ABL SOBRE AS ATIVIDADES DO ACADÊMICO MARCO LUCCHESI, MARÇO DE 2023, 30/03/2023

No dia 20, a convite da Ministra Rosa Weber, o Acadêmico Marco Lucchesi fez parte da delegação oficial que esteve em Tabatinga, no interior do Estado do Amazonas, onde proferiu palestra na Câmara Municipal daquela cidade sobre “A memória e os registros das línguas indígenas”. Na ocasião, recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico da Escola Superior de Magistratura. Dia 21, esteve em Cruzeiro do Sul, na Aldeia do povo Marubo, no Vale do Javarí, Acre, para participar de encontro com lideranças indígenas. Hoje, dia 23, reuniu-se na Biblioteca Nacional com o Cônsul-Geral da Alemanha, Dirk Augustin.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-243

MARCO LUCCHESI EM COMITIVA COM A MINISTRA ROSA WEBER NO VALE DO JAVARI, NO AMAZONAS, EM DEFESA DO POVO MARUBO, 23/03/2023

"Com muita simpatia e carisma, o professor Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional e Imortal da Academia Brasileira de Letras, participou de agenda na cidade de Cruzeiro do Sul, integrando a comitiva da ministra Rosa Weber, na terça-feira, 21. O premiado escritor é conhecido pelo trabalho em defesa das culturas indígenas e quilombolas. Durante a agenda da ministra ele a acompanhou na visita ao povo Marubo, no Vale do Javarí, no Amazonas. No retorno da última atividade que fechava a agenda da ministra no Amazonas, o professor junto a comitiva foi para o Centro Cultural do Juruá, no Acre, prédio público mais antigo do estado, que começou a ser construído em 1907 e concluído em 1909. O professor, em diálogo com o servidor do Poder Judiciário do Acre, Narcélio Flávio Generoso, responsável em Cruzeiro do Sul pelo Centro Cultural do Juruá, se prontificou a auxiliar a manutenção do acervo do Centro Cultural, articulando contato com profissionais do Arquivo Nacional acerca de cursos e orientações para restauração de livros que fazem parte do acervo da biblioteca do Judiciário acreano - alguns, inclusive, com cem anos."

https://www.tjac.jus.br/2023/03/marco-lucchesi-imortal-da-academia-brasileira-de-letra-participa-de-agenda-no-acre-em-comitiva-com-a-ministra-rosa-weber/

ENTREVISTA PARA PTV (REDE DE TELEVISÃO DO PAQUISTÃO) SOBRE O LEGADO DE ALLAMA IQBAL (em inglês), 20/03/23

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTREVISTA DE MARCO LUCCHESI COM MASSIMO MAZZOLINI, NOI TV, ITÁLIA (em italiano), 17/03/2023

 

 

BOLETIM ABL SOBRE AS ATIVIDADES DE INÍCIO DE MARÇO DE 2023: MARCO LUCCHESI, 16/03/2023

Foi entrevistado pelo jornalista Jawad Tehami, da TV paquistanesa, sobre suas traduções do poeta Allama Iqbal e das flores que enviou para o seu mausoléu, em Lahore. Representou a Fundação Biblioteca Nacional e a Ministra Margareth Menezes na cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Instituto Federal da Bahia, ao Acadêmico Gilberto Gil. Amanhã, dia 17, participará de reunião no Ministério da Cultura, em Brasília.

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-242

BOLETIM ABL SOBRE AS ATIVIDADES DE INÍCIO DE MARÇO DE 2023: MARCO LUCCHESI, 03/03/2023

No dia 8, esteve em reunião no Ministério da Cultura, realizada na Sala Santiago Dantas do Palácio Itamaraty. Concedeu entrevista à emissora de Televisão italiana, NOI TV. Na próxima sexta-feira, dia 10, dará depoimento para o filme de Adriana Rouanet sobre o Acadêmico Sérgio Paulo Rouanet. O Acadêmico Marco Lucchesi lança, pela Tesseractum Editorial, o livro de poemas “Microcosmo”, em edição bilíngue Português e Japonês.  Prefácio da Professora Chika Takeda e tradução da professora Nodoka Nakaya.  ​

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-241

NOVO PRESIDENTE DA BIBLIOTECA NACIONAL COMENTA OS DESAFIOS A ENFRENTAR NA DEFESA DA INSTITUIÇÃO, 03/03/2023

Entrevista de Marco Lucchesi, novo presidente da Biblioteca Nacional, ao portal FOLHA/UOL comentando os primeiros desafios de sua gestão à frente da Fundação Biblioteca Nacional.

https://www.reporterpb.com.br/noticia-extra/2023/03/03/biblioteca-nacional-sofre-com-pouco-espaco-e-equipe-reduzida-diz-novo-presidente/26138.html

BOLETIM ABL SOBRE AS ATIVIDADES DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2023: MARCO LUCCHESI, 02/03/2023

O Acadêmico Marco Lucchesi foi nomeado Presidente da Fundação Biblioteca Nacional. A convite do Real Gabinete Português de Leitura, gravou homenagem à Acadêmica Nélida Piñon. Ainda em janeiro, deu uma entrevista para a TG3 Mondo, na Rádio televisão italiana. Participou virtualmente da posse do Reitor Antônio Claudio, da Universidade Federal Fluminense, através de um depoimento previamente gravado. Lançou pela editora Patuá, SP, o livro Caderno Azul, seleção e tradução do poeta turco Yunus Emre. 

https://www.academia.org.br/boletins/noticias-do-academico-marco-lucchesi-240

ENTREVISTA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS DA POLÔNIA, NOWY DZIENNIK, 21/02/2023

Marco Lucchesi fala sobre a atual conjuntura política e cultural do país, discorre sobre seu novo cargo como Presidente da Fundação da Biblioteca Nacional e sua visão sobre a acessibilidade e democratização da literatura e vivência poética brasileira. (em polonês).

https://dziennik.com/jestem-troche-polakiem-poniewaz-jestem-wielojezyczny/

ENTREVISTA PARA IMPRENSA ITALIANA, 07/02/2023

Presidente da Biblioteca Nacional do Brasil em entrevista para a imprensa italiana afirma: O compromisso de Lula é de unir o Brasil e reconstruir a justiça social no país. (em italiano)

https://www.avantionline.it/parla-marco-lucchesi-il-compito-di-lula-unire-il-brasile-e-ricostruire-la-giustizia-sociale/

POEMAS DE MARCO LUCCHESI TRADUZIDOS PARA O ESPANHOL, 02/02/2023

Uma seleta de poemas sem título de Marco Lucchesi foram publicados em antologia argentina de poesia, no site Alpialdela Palabra. 

https://alpialdelapalabra.blogspot.com/2023/02/marco-lucchesi-poemas-sin-titulo.html?m=1

VACÂNCIA DE CARGOS NA BIBLIOTECA NACIONAL PREPARA O TERRENO PARA A NOVA GESTÃO DE MARCO LUCCHESI, 23./01/2023

Governo Lula remove titulares de cargos de confiança da gestão política anterior. Em virtude do vácuo administrativo, ainda não há data para posse dos novos gestores, incluindo o futuro presidente da Biblioteca Nacional, o poeta e escritor Marco Lucchesi.

https://esportes.yahoo.com/noticias/governo-destitui-c%C3%BApula-da-biblioteca-233100401.html

ENTREVISTA PARA JAMIL CHADE, PORTAL UOL: BIBLIOTECA NACIONAL, CULTURA E DEMOCRACIA, 21/01/2023

"Marco Lucchesi assume a presidência da Biblioteca Nacional com a ambição de fazer da instituição um pilar no fortalecimento da democracia no país", em entrevista a Jamil Chade para o Portal UOL Notícias.

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/01/21/biblioteca-nacional-temos-de-despoluir-a-presenca-bolsonarista.htm

ENTREVISTA PARA A REVISTA COMUNNITÀ ITALIANA, 20/01/2023

Entrevista de Pietro Petraglia com Marco Lucchesi acerca de suas raízes ítalo-brasileiras, a vida na Itália e a presidência e a paixão pela Fundação Biblioteca Nacional. [em italiano].

https://www.aise.it/rassegna-stampa/comunit%C3%A0-italiana-per-la-cultura-per-la-democrazia--di-pietro-petraglia/185718/158

PROFESSOR DA UFRJ ASSUMIRÁ PRESIDÊNCIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, 19/01/2023

O professor Marco Lucchesi, da Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assumirá, no novo governo federal, a presidência da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), ligada ao Ministério da Cultura, liderado por Margareth Menezes. Em 2019, o docente ministrou aula magna na UFRJ, intitulada “Universidade e Construção do Ocidente”.

https://conexao.ufrj.br/2023/01/professor-da-ufrj-assumira-presidencia-da-fundacao-biblioteca-nacional/

A BiBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL TAMBÉM FALA ITALIANO, ENTREVISTA PARA A AGÊNCIA ANSA (ITÁLIA), 18/01/2023

Entrevista com Marco Lucchesi para o portal Agencia ANSA (Itália) sobre a importância da Fundação Biblioteca Nacional para a cultura e para a memória brasileira civilizacional e suas expectativas e planos em sua presidência da FBN a partir de 2023. [em italiano].

https://www.ansa.it/sito/notizie/cultura/libri/2023/01/18/la-biblioteca-nazionale-del-brasile-parla-anche-italiano_5b2cc5b5-40f6-4da7-b5aa-d901f7f55233.html

ENTREVISTA PARA O SITE PUBLISH NEWS, 18/01/2023

"O presidente da FBN se não atrapalhar, já é ótimo", diz o novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, em entrevista ao PublishNews. O poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor e editor foi nomeado nos primeiros dias do novo governo federal e a notícia foi recebida com grande entusiasmo pelo setor do livro e cultural como um todo.

https://www.publishnews.com.br/materias/2023/01/18/se-o-presidente-da-fbn-nao-atrapalhar-ja-e-otimo-diz-marco-lucchesi

IMORTAL DA ABL PRESIDIRÁ BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

Escritor Marco Lucchesi recusou medalha no ano passado em protesto contra gestão da instituição, e é conhecido por projetos sociais e domínio de idiomas.

https://veja.abril.com.br/cultura/apos-bolsonaristas-raiz-imortal-da-abl-presidira-biblioteca-nacional/

IMORTAL MARCO LUCCHESI PRESIDIRÁ BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Marco Lucchesi foi indicado pela ministra da cultura, Margareth Menezes, para presidir a Fundação Biblioteca Nacional. O ex-presidente da fundação ao fim do governo de Jair Bolsonaro, Luiz Carlos Ramiro Júnior, foi exonerado ontem (02/01/2023). "Frequento aquela Casa, que amo, desde a adolescência. Respeito seus funcionários. Trabalharemos em conjunto. Obrigado, Ministra!!", escreveu em sua conta no Twitter.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/imortal-marco-lucchesi-e-indicado-para-biblioteca-nacional

GOVERNO LULA ESCOLHE MARCO LUCCHESI PARA BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O poeta e romancista ítalo-brasileiro Marco Lucchesi foi escolhido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente da Biblioteca Nacional, substituindo o bolsonarista Luiz Carlos Ramiro Junior. Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lucchesi tem 59 anos e passava um período sabático na região italiana da Toscana.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2023/01/03/governo-lula-escolhe-italo-brasileiro-para-biblioteca-nacional.htm

"A AGENDA POLÍTICA TEM LUGAR PARA O SONHO" MARCO LUCCHESI SERÁ NOVO PRESIDENTE DA BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O poeta e escritor Marco Lucchesi foi indicado, nesta terça-feira 03 de janeiro de 2023, pela Ministra da Cultura Margareth Menezes para assumir a presidência da Biblioteca Nacional.

https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2023/01/marco-lucchesi-sera-novo-presidente-da-biblioteca-nacional-a-agenda-politica-tem-lugar-para-o-sonho.ghtml

ESCRITOR E POETA MARCO LUCCHESI PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, 03/01/2023

O poeta e escritor Marco Lucchesi foi indicado, nesta terça-feira 03 de janeiro de 2023, pela Ministra da Cultura Margareth Menezes para assumir a presidência da Biblioteca Nacional.

https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/escritor-e-tradutor-marco-lucchesi-vai-presidir-a-fundacao-biblioteca-nacional/

Screenshot_20220530-171519_Twitter_edited.jpg
bottom of page